Scroll Top

Consequências e tratamento da Catarata

 

catarata

Catarata

 

Muitas pessoas sofrem de patologias dos olhos, mas sem sombra de dúvidas, algumas das que mais sofrem são as que apresentam como patologia a catarata, que pode causar, nos casos mais adiantados da doença, até mesmo a cegueira total.

Portanto vamos procurar neste artigo, esclarecer de modo objetivo para que qualquer pessoa possa vir a saber exatamente o que é e como ela pode afetar a vida das pessoas, além de também saber quais são os tratamentos possíveis.

 

 

O que é a catarata?

 

Para quem ainda não sabe, nada mais é do que uma patologia dos olhos que tem como característica principal o surgimento de opacidade, que pode ser parcial ou total, do cristalino ou de sua cápsula, levando, entre outras coisas, à perda gradativa da capacidade de enxergar.

Normalmente, é causada pela idade mais avançada, bem como também por conta de algum traumatismo na região dos olhos e no globo ocular.

Mas também podem ter como causas os seguintes fatores: diabetes mellitus, uso de certos medicamentos e uveítes.

 

 

Consequências.

 

Como principais consequências nas pessoas, podemos destacar o seguinte: embaçamento visual, que pode ser progressivo e acarreta cegueira total ou parcial, bem como também uma visão subnormal.

Por conta disto, as pessoas que sofrem de catarata tendem a apresentar dificuldades consideráveis de enxergar, sendo que com o passar do tempo, estas dificuldades só tendem a aumentar.

 

Consequências e tratamento da Catarata

Consequências e tratamento da Catarata

 

Tratamentos.

 

Por ser uma patologia dos olhos que já é conhecida pela humanidade há milhares de anos, desde a Antiguidade, a ela já possui tratamentos e cirurgias desenvolvidas há alguns séculos.

No entanto, como tudo no campo da medicina, também a cirurgia para corrigir catarata se tornou mais moderna e muito mais eficiente, apresentando resultados muito melhores e trazendo benefícios, como a praticidade do procedimento.

A técnica que é considerada mais moderna e que auxilia de modo considerável o tratamento de catarata remove o cristalino por intermédio de um procedimento de micro fragmentação, além de também realizar a aspiração do núcleo.

Este último procedimento é chamado de faço-emulsificação, sendo que ele é sucedido pelo procedimento que irá fazer toda a diferença no tratamento e que terá papel decisivo para o resultado final: o implante da lente intra-ocular.

Por conta da evolução e por conta da modernização da técnica, hoje em dia é possível realizar uma cirurgia de catarata realizando apenas uma incisão pequena, com algo em torno de 2 e 3 milímetros.

Por conta disto, não há mais a necessidade da utilização, dentre outras coisas, da anestesia, já que apenas colírios serão suficientes para eliminar a dor.

 

Vantagens.

 

Ao passar por um procedimento cirúrgico, o paciente que sofre com catarata tem como principal vantagem, nos dias de hoje, a oportunidade de recuperar sua visão que fora prejudicada pela enfermidade.

E o melhor de tudo é que nos dias de hoje uma pessoa que passa por uma cirurgia de catarata consegue sair da sala de cirurgia andando normalmente e já enxergando, de um modo bem próximo do que será considerado o ideal.

Sentir a perda gradativa da visão e passar a ter necessidade de usar óculos ou lentes é desagradável e extremamente inconveniente, o  que deixa o portador de qualquer doença ocular desejoso de voltar a enxergar o mundo como antes de ter o problema.

Determinados exercícios para os olhos, quando praticados com regularidade e disciplina, tende a melhorar a visão de portadores de doenças oculares.

Esses exercícios não invasivos e sem contato com os olhos têm, por objetivo, o fortalecimento dos mesmos desde que, como já disse, haja disciplina ao praticá-los.

Foi desenvolvido um método que mostra como fazer esses exercícios para obter uma recuperação substancial da visão, é o método “Quero ver bem”.

 

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.