Scroll Top

Dor Aguda Nas Costas:- Que pode ser

dor-aguda-nas-costas-postura

Dor aguda nas costas por má postura.

 

A dor aguda nas costas se traduz no que popularmente é conhecido como “travar”.

Um movimento em falso, uma queda ou mesmo passar por um estresse muito grande: tudo isso é motivo para “travar” as costas.

O paciente sente uma dor aguda e intensa, e precisa ficar em uma determinada posição para que as costas não doam ainda mais.

Na maioria das vezes, a dor aguda nas costas não significa algo muito sério, mas mesmo assim vamos compreender melhor o que ela está apontando no organismo.

É comum que a pessoa tenha dores anteriores; dores sem muita intensidade, facilmente negligenciadas por pacientes desatentos.

Funciona mais ou menos assim: a musculatura das costas vai se deteriorando, se cansando e começa a apresentar uma dorzinha aqui e outra ali.

Conforme o paciente ignora esses pequenos sinais, chega um momento em que a musculatura não aguenta mais e trava para se preservar.

Essa atitude de travar é justamente uma defesa do organismo para que a pessoa pare de fazer força, a fim de não danificar ainda mais a coluna vertebral.

Quando essa dor aparece, rola uma cãibra muito forte, a dor pode descer para as nádegas, pernas e até braços.

Mal se consegue ficar de pé, e não há posição confortável.

Na maioria das vezes a dor desaparece depois de alguns dias de descanso ativo (quando você não deixa de realizar as suas tarefas do dia a dia, mas sem carregar muito peso nem exigir muito da sua coluna).

Existem casos em que a dor é tão forte que fica quase impossível suportá-la.

O mais correto é procurar um médico para que ele receite um analgésico mais forte capaz de melhorar a dor mais rapidamente e proceda com o diagnóstico do problema que está causando dor aguda nas costas.

A dor aguda nas costas quando significa um breque do próprio corpo para o excesso de peso que você está carregando todos os dias tem três tipos de manifestação: aguda, subaguda e crônica.

O intervalo para que elas apareçam é entre 1 e 60 dias, variando também na intensidade da dor.

 

 

Causas da dor aguda nas costas

 

As causas mais recorrentes do “travamento” das costas são os rompimentos parciais ou completos de músculos e tendões, degeneração de discos ou articulações das costas, obstrução delas, pontos de gatilho ativos, músculos mais prováveis de desenvolver cãibra e até mesmo hérnia de disco.

 

 

Sintomas e tratamento da dor aguda nas costas

 dor aguda nas costas

Posição para alivio de dor aguda nas costas

 

Dores constantes, espasmos musculares fortes com esforços mínimos, má postura (o paciente não tem a capacidade ficar com a postura ereta, por causa da dor).

O repouso é a chave para que a dor vá embora.

Deitar-se em posição fetal, de preferência com um travesseiro entre as pernas, pode aliviar bastante a sensação e a pessoa consegue até cochilar.

A coluna trava porque o corpo está pedindo uma desaceleração e o cérebro não está respeitando os limites.

Trata-se de uma solução drástica que o organismo encontra para forçar você a ficar um pouco quieto.

Porém, o repouso não precisa ser absoluto; você pode levantar, caminhar um pouquinho pela casa, mexer um pouco as pernas, sentar-se etc.

Ficar o tempo todo parado pode ser até pior para os sintomas.

Faça também alongamentos leves e que não exijam tanto da musculatura.

Ainda é possível pedir ao médico um relaxante muscular, para poder se movimentar melhor durante o repouso.

Apenas tome cuidado, o relaxante muscular geralmente derruba uma pessoa; deixa ela grogue e sonolenta.

Procure ficar calmo, também; a dor é intensa e a impressão é que nunca mais você vai conseguir andar ou manter a postura ereta corretamente.

Coloque na mente que aquilo tudo vai passar, é apenas um mecanismo de defesa do corpo. Estresse pode piorar a situação.

Reeducar sua postura e praticar exercícios adequados podem livrar você da inconveniência de tomar analgésicos, de ter sua mobilidade controlada e até de possíveis cirurgias, basta que faça da maneira correta para não agravar sua situação.

A fisioterapeuta Henriette Delavechia é especialista em Qualidade de Vida e coluna vertebral e conhece os exercícios e postura adequados para alívio da sua coluna.

Ela criou o método M7 onde instrui você no processo de recuperação da qualidade de vida, ensinando exercícios apropriados e postura adequada de uma forma prática e metodologia simples de executar.

Eu não vou dizer que esse método incrível traz resultados impressionantes, porque você vai saber mais cedo ou mais tarde quando começar a aplicar.

Caso queira conhecer mais sobre o método M7 é só Clicar Aqui!

Gostaria de compartilhar este artigo? 

Cline no botão.

Se preferir, deixe um comentário e me conte o que achou!

 

 

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.