Scroll Top

Excesso de Cãibras: Causas e tratamentos

Excesso de Cãibras: Causas e tratamentos

Excesso de Cãibras: Causas e tratamentos

Há muitas reclamações de dores musculares constantes e excessivas em um número grande de pessoas. Eles são detectados como cãibras ou caimbras musculares que duram por dias e semanas sem parar. Saiba aqui as causas e os melhores tratamentos.

 

Um espasmo muscular ou cãibras musculares é uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos, afirma MayoClinic.com. A cãibra muscular pode ser súbita ou ocorrer de forma gradual.

 

A maioria dos espasmos musculares é suave; no entanto, um espasmo também pode causar uma dor insuportável. As cãibras constantes podem tornar difíceis as várias atividades na vida diária.

 

Devo me preocupar com excesso de cãibras?

 

Uma das razões preocupantes em que uma pessoa deve se alertar quando sente constantemente dores nas pernas oriundas de cãibras é o impacto que ela traz nas tarefas cotidianas.

 

É difícil ter um dia a dia normal com uma frequência de cãibras, pois nos sentimos indispostos e com dificuldade de se movimentar. Por isso, uma pessoa que está com excesso de cãibras ou com cãibras constantes deverá procurar primeiramente as causas em que está ocorrendo essa situação.

 

Identificando as causas ficará mais fácil tratá-las e poder até informar ao médico, caso você o procure para realizar um exame mais elaborado e preciso. Procure um médico se suas dores são fortes, intensas e com muita frequência.

 

Causas e tratamentos do excesso de cãibras

 

  • Consumo excessivo de álcool

Alcoolismo pode causar espasmos musculares porque o álcool afeta certos eletrólitos no tecido muscular que podem causar o seu funcionamento de forma irregular. Um alcoólico é definido como um homem que bebe mais de 15 drinques por semana, ou uma mulher que bebe mais de 12 bebidas por semana, afirma MedlinePlus.

 

Além disso, o álcool causa desidratação, o que pode fazer uma pessoa estar propensa a espasmos musculares. Neste caso, a redução da ingestão de álcool irá restaurar o equilíbrio de eletrólitos e o consumo de água apropriada será necessária para o tratamento de espasmos musculares.

 

  • Excesso de atividade física

MayoClinic.com afirma que a atividade física excessiva, especialmente no tempo quente, pode causar espasmos musculares. Isso ocorre porque os músculos podem estar sobrecarregados, o que pode fazer com que os nervos vão para os músculos ativando de forma irregular.

 

Além disso, a atividade física excessiva esgota eletrólitos e a água, que são necessários para a contração muscular eficaz e controlada. Neste caso, o paciente deve manter a hidratação adequada e equilíbrio de eletrólitos por beber uma bebida esportiva e fazer pausas regulares ao realizar atividade física intensa.

 

  • Hipotireoidismo

De acordo com MedlinePlus, o hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireóide não produz quantidades adequadas de hormônio da tireóide. Os níveis baixos de hormônio da tireóide resultam em baixos níveis de eletrólitos que controlam a função muscular.

 

Isso ocorre porque o hormônio da tireóide regula o metabolismo, que mantém o equilíbrio adequado de eletrólitos no tecido muscular. Terapia de substituição da tireóide é necessário a fim de que os espasmos musculares sejam corrigidos em um paciente com hipotiroidismo.

 

Se os espasmos musculares continuam a ocorrer depois que os níveis da tireóide tenham sido normalizados, o paciente deve se informar quais são os tratamentos alternativos com o seu médico.

 

  • Outras causas de cãibras

Numerosos medicamentos e certos processos de doença também podem causar cãibras. Os medicamentos diuréticos potentes podem induzir a dores intensas, esgotando o fluido corporal e o sódio. Simultaneamente, os diuréticos causam frequentemente a perda de potássio, cálcio, e magnésio, o que também pode causar fortes dores.

Numerosos medicamentos causam dores como um grande efeito colateral ou interação. Alguns medicamentos utilizados para diminuir o colesterol também podem levar a ter cãibras.

 

  • Deficiência de vitamina pode causar excesso de cãibras musculares?

A deficiência de vitamina pode, direta ou indiretamente, levar a sentir cãibras musculares. Estes incluem deficiências de tiamina (B1), ácido pantoténico (B5), e piridoxina (B6). O diagnóstico preciso e real que causa dores de cãibras ainda é desconhecido.

 

  • Pode a má circulação causar excesso de cãibras musculares?

A má circulação nas pernas, o que resulta em oxigênio inadequada para o tecido muscular, pode causar dor no músculo. Isso normalmente ocorre nos músculos da panturrilha. Esta dor pode ser devida a acumulação de ácido láctico e outros produtos químicos nos tecidos musculares. Se faz muito necessário consultar o médico se você tem essa dor.

 

  • Qual o tratamento para excesso de cãibras musculares?

A maioria das dores de cãibras ou caimbras pode ser aliviada se o músculo for esticado suavemente. Para as dores fortes dos pés e pernas, este alongamento, muitas vezes pode ser realizado apenas ficando de pé e andando um pouco pelo ambiente.

 

Outra técnica envolve a flexão do tornozelo, puxando os dedos para cima, em direção à cabeça, enquanto ainda está deitado na cama com a perna o mais reto possível.

Massageando suavemente o músculo, muitas vezes, ajudará a relaxar, como aplicando calor com uma almofada de aquecimento ou banho quente.

 

Se a cãibra ou caimbra está associada com a perda de fluido, como é frequentemente o caso com atividade física intensa e extrema, de fluidos e eletrólitos (especialmente sódio e potássio) o seu substituição é essencial.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.