Scroll Top

Tricomoníase – Sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Tricomoníase - Sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Tricomoníase – Sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

 

A tricomoníase é uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que habita o trato geniturinário tanto de homens quanto de mulheres, causando diversos problemas.

Esta doença pode ser chamada também de tricomoniose ou tricomonose, e infecta mais de 170 milhões de pessoas todos os anos.

 

 

Causas  da tricomoníase

 

A tricomoníase é uma Doença Sexualmente Transmissível – DST, sendo transmitida tanto de homens para mulheres quanto vice-versa.

Ela ainda pode ser adquirida pelo uso de roupas íntimas alheias infectadas, roupas de cama e toalhas de banho compartilhadas, assento sanitário e instrumentos ginecológicos não esterilizados.

O Trichomonasvaginalis provoca lesão do epitélio vaginal, facilitando a instalação de outras doenças sexualmente transmissíveis, como herpes, HPV, gonorreia e clamídia.

 

 

SINTOMAS

 

O período de incubação da doença varia de 4 a 28 dias, podendo até ser maior do que isto, o que dificulta a determinação do período em que houve a contaminação.

Sendo assim, cabe aos parceiros sexuais realizar o tratamento sem pré-julgamentos sobre quem contaminou quem.

 

 

Nas mulheres a tricomoníase apresenta sintomas bastante característicos, como:

  • Edema na vagina;
  • Manchas avermelhadas na vulva;
  • Corrimento branco amarelado com odor desagradável parecido com cheiro de pus;
  • Prurido intenso, como pus;
  • Dor ao urinar e durante a relação sexual.

 

Tricomoníase - Exame ginecológico - SaúdeSublime

Tricomoníase – Exame ginecológico – SaúdeSublime

 

Nos homens, em geral a tricomoníase é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas característicos. No entanto, em alguns casos, pode apresentar:

  • Dor ao urinar;
  • Uretrite;
  • Inflamação na próstata;
  • Prurido semelhante a pus.

 

 

DIAGNÓSTICO

 

O diagnóstico da tricomoníase se dá por meio de exames laboratoriais realizados com amostras de secreção da vagina ou do pênis, havendo também a possibilidade de detecção por meio de exame de urina.

Caso o exame laboratorial seja inconclusivo, é possível realizar o exame Papanicolau para corroboração do diagnóstico.

 

 

TRATAMENTO

 

O tratamento da tricomoníase é realizado por meio de medicamentos específicos, normalmente o metronidazol, também conhecido como Flagyl.

Todos os parceiros sexuais devem realizar o tratamento concomitantemente e usar preservativos durante a relação sexual para evitar a reinfecção, pois em 70% dos casos, o parceiro também está contaminado pelo protozoário.

 

 

 

CURA

 

A tricomoníase é altamente curável, superando a marca de 90% dos pacientes, no entanto, o paciente continua sendo sujeito a contrair a infecção por mais de uma vez, caso as ações preventivas não sejam levadas a sério.

 

 

Prevenção

 

A prevenção à tricomoníase se dá basicamente pelo uso de preservativos nas relações sexuais e pelo não compartilhamento de objetos e vestimentas, já que há a possibilidade de contaminação dos tecidos.

A correta higiene genital também é fundamental para evitar a proliferação deste e de outros agentes nocivos à saúde genital.

 

 

Informações importantes.

 

A tricomoníase é responsável por aproximadamente 15% dos corrimentos genitais infecciosos na população.

Sua identificação e tratamento são essenciais, pois estudos comprovaram que o Trichomonasvaginalis favorece a transmissão do HIV e pode causar infertilidade se não tratado a tempo.

 

DST e Aids- Conheça e previna-se

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

65 Comentários

  1. Ricardo disse:

    Estive uma relação monogâmica turante 6 anos, durante esse período sem trair minha esposa, recentemente ela apresentou um corrimento fítico com odor de peixe podre, consultei a internet e vi que existia um medicamento metronidazol que solucionava esse problema, adquiri o medicamento, ela fez o tratamento e logo estava curada. Antes do acontecido ela teve uma crise de garganta e tomou vários antibióticos. Pergunta-se fui traído ou não.

    • adminsublimesaude disse:

      O órgão genital feminino é um ambiente úmido, composto por diversos tipos de bactérias que compõem a flora vaginal, Por isso, facilmente a mulher pode desenvolver algum tipo de infecção nessa área, sendo que, sem exame e diagnóstico médico fica impossível dizer qual foi o motivo dessa infecção. A crise de garganta pode ou não estar associado ao problema do corrimento, é preciso consultar o médico para avaliar a saúde global e verificar se o tratamento feito realmente solucionou o problema ou apenas reduziu o sintomas temporariamente. Em relação a traição, recomendamos que você antes de tudo busque conversar com a sua esposa, não haverá outros meios para você determinar isso que não através da construção de um ambiente saudável de confiança e respeito, através do diálogo.

  2. Marta disse:

    Não sei mais o que eu faço , noto que as pessoas estão sentindo o odor forte que exala da minha vagina , já até pensei em deixar o emprego por causa disso.
    fiz o tratamento uma vez e logo relaxei pois achei que já estava curada.
    O meu médico disse que eu tinha candida mas pelo que eu estou vendo os meus sintomas se assemelha com a Tricomoníase.

  3. drika disse:

    drika teve um problema vulv ula com um caroço tevi que operar o medico disseque foi pela echericoli
    agora voltei a senti coceira e observei que meu companheiro tem ferrugas no p o que faço

    • adminsublimesaude disse:

      Olá Drika.
      A melhor atitude a tomar é procurar o seu médico, junto com seu parceiro, para que ele possa fazer um diagnóstico concreto e posterior tratamento.
      Abraço.
      Renato.

  4. Lucienne disse:

    Olá?
    Eu estou numa dúvida cruel.
    Me ajuda!
    Já fiz um tratamento contra um corrimento, acho que foi provocada pela tricomoniase, tomei o medicamento tudo certinho, eu e meu namorado… Curados! Porém no final do ano a médica me passou uma medicação para candidiase, e ficou tudo bem, porém agora estou novamente com os sintomas da tricomoniase… Não sei o que pode ser, pois acredito que meu parceiro não tenha me traído! Por favor Dra, seja sincera! Existe a possibilidade de eu ter sido traída?
    Ele foi o único parceiro sexual que tive em minha vida! Então não tem nem como eu ter adquirido a bactéria por outra pessoa!
    Seja clara e direta!
    Aguardo sua resposta!
    Obg

  5. gisele b. disse:

    oi eu tenho uma coisa na minha vagina que eu quiria tao saber o que é isso tipo um leite cualhado branco mas n tei cheiro nem um e de ves em quando uma gosma transparente mas não tem cheiro também.

  6. ANABEL disse:

    Gostei muito do conteúdo. Contudo estou confusa. Estou com coceira vaginal há 3 dias e só consegui consulta ginecológica para daqui 20 dias. Por isso, vendo uma matéria de candidiase, comprei comprimidos de itraconazol e tomei, 2 comprimidos pela manhã e a noute durante um dia. No dia seguinte , não obtendo melhora, comprei nitrato de miconazol pomada e estou no primeiro dia de uso. Nunca tive relação sexual sem preservativo e minha úlltima relação sexual foi ha 50 dias atrás. Devo continuar com o tratamento pra candidíase ou inicio o tratamento para tricomoníase? Se for candidíase os sintomas deveriam desaparecer com quantos dias? Como sei se é candidíase ou tricomonas? Pode ser outra afecção?

    • Oi Anabel.
      Obrigado por sua visita e comentário.
      A tricomoníase está associada a corrimento mau cheiroso, esta é a grande diferença da candidíase.
      Quanto a sua auto-medicação, aconselho que tenha cuidado em usar medicamento sem prescrição médica.
      Um dos problemas que acompanha a auto-medicação é a resistência que o incômodo pode adquirir resultando
      em uma maior dificuldade para cura.
      Volte sempre.

  7. valquiria disse:

    Utimamente tenho observado alguns corrimentos tipos pus ,com odor e dores no inferior da barriga ,e dores durante a relacao sexual o que pode ta acontecendo?

    • Olá Valquíria.
      Seus sintomas merecem uma atenção especial da sua parte.
      Eles estão indicando que algo não está bem em seu organismo e,
      procurar um médico para diagnóstico e tratamento é uma
      providência que deve ser tomada o mais breve possível.
      Abraço.

  8. maria disse:

    Meu namorado tem um forte cheiro de peixe podre no pênis , quando ele fica excitado e sai aquele liquído lubrificante . O que pode ser ? Falta de higiene ou DST ?

    • Oi Maria.
      Até o tipo de alimentação pode influir no odor da secreção. Não é fácil afirmar algo com as informações que você passou.
      Ideal seria vocês terem uma conversa franca e uma visita a um médico. Odor forte indica que alguma coisa não está bem.
      Obrigado por seu comentário.
      Abraço.

  9. melyssa disse:

    bom dia!
    Dr. há uns 6 meses eu estava com um corrimento branco, tipo coalhada acompanhado de coceira, típico de candidíase.
    Mas há uns 3 dias mudou para um corrimento amarelo bem líquido, com um odor bem fraco e acompanhado de coceira.
    Sei que tenho que procurar um médico.
    Mas com esses sintomas, qual o possível diagnóstico?
    grata!

  10. Helena disse:

    Boa noite,
    Estou desesperada, tive relação sem preservativo com meu namorado, e depois de alguns dias comecei sentir uma dorzinha na vagina, e essa dor foi piorando. Estou tendo dificuldades pra urinar, pois arde muito quando a urina encosta na “ferida” eative olhando e é como se tivesse dado im cortezinho, isso ta me preocupando muito, pois apareceu um caroço como se fosse um furúnculo nos lábios da vagina e acompanhado de corrimento amarelado ou igual água, porém sem cheiro. O que seria isso? Deco procurar um pronto atendimento? Pois só consigo marcar uma consulta na próxima semana. Desde já agradeço

    • Olá. Bom dia.
      É importante que procure um médico o mais breve que possa, mesmo de um pronto atendimento. Isso vai antecipando exames, se for o caso, bem como um encaminhamento. Só o médico pode dar um diagnóstico e prescrever tratamento.
      Ficar desesperada não vai ajudar. Não há razão para isso.
      Boa sorte.

  11. Carol disse:

    Boa noite, ao tomar banho reparei que estou com um caroço do tamanho de uma ameixa na entrada da minha vagina, ao me auto examinar notei uma saída de um líquido amarelo esverdeado parecido com o pus, o que pode ser isso? Não tenho sintomas nenhum,
    Obrigada

    • Olá Carol.
      O mais provável é de que seja um pelo inflamado.
      No entanto, essa probabilidade não descarta uma visita ao seu médico para um diagnóstico mais preciso.
      Abraço.

  12. Janio disse:

    Olá pessoal !! Ultimamente To cm uma massa branca na cabeça do meu penis , com um cheiro muito ruim e cosando o que pode ser ?

  13. carol disse:

    Ola estou tendo uma serie de corrimentos … A uma semana o corrimento tava marrom mais bem pouquinho,ja no sabado começou a vir um corrimento amarelinho como pus,e uma dor no pé da barriga a dor bao se parece como colica pq é bem pior oq pode ser ? Ainda nao consegui marcar um medico pra mim !! Obrigada desde jah.

    • Deve se preocupar mais com marcar uma consulta, ainda que exija sacrifício de marcar uma consulta paga.
      Corrimento com pus e dores fortes não são sintomas que possam ficar esperando por tratamento.
      Abraço e boa sorte.

  14. fernando disse:

    Boa noite.Olá, gostaria de conselhos em relação à uma relação q tive há duas semanas sem camisinha com minha namorada, foi a nossa primeira relação e eu notei q ela está diferente comigo após uma semana. Eu não tenho sintoma algum, absolutamente nada! Mas lembrei q em um relacionamento anterior, a minha ex foi ao ginecologista e disse q eu teria q tomar um remédio e ficar 3 dias sem beber. Mas não lembro qual foi, acho q foi cetoconazol, mas ao ler os depoimentos e a matéria, estou achando q é Tricomoníase, pois não percebo sintomas em mim, mas estou com receio da minha atual estar contaminada e ter tido algum sintoma e está sem jeito de conversar sobre isso comigo. tem algum problema eu tomar esse metronidazol e ela tb? eu sei q não deveria ter feito isso, mas por precaução, eu tomei fluconazol hoje, pois acho q da outra vez foi esse oq tomei e não tive nenhuma reação adversa. Desde já agradeço.

  15. Jully disse:

    Olá jaa tive tricomaniase mas todo mês após a menstruação acabar vem o cheiro novamente e o corrimento não tenho relação a camisinha e sempre após a menstruação pode ser pelo uso de absorventes internos?

  16. Michel luersen disse:

    boa noite eu fui varias vezes no medico fis varios exames de orina de raspagem da secreção e não deu nada gastei um monte com remedios para uretrit, candida, gon….etc. e nada , me doi muito o nervo que fica em baixo do testiculos eu acho que é de tanto eu fica sentado no computador que inflama o nervo e doi parece que a dor vem para aqui no canal do penis, pode ser inlamação no nervo ou prostite a prostite sai um pouco de secreção bem fina sem cheiro como uma clara de ovo pode ser isso….

  17. Michel luersen disse:

    oooooola gtyty

  18. Bia disse:

    Boa noite estive essa semana com uma coceira no meio da minha vagina cocei fui ao banheiro passei o papel logo depois e saiu sangue outras vezes no mesmo dia logo depois senti umas dores e vi que estava saindo meio que um puz amarelado claro estou usando sabonete íntimo e lavando sempre so consegui médico em Janeiro tenho sempre relação com meu namorado , gostaria de saber oq poderia ser e se tem alguma pomada ou remédio provisório , obrigada

  19. Zika disse:

    Tive corrimento na uretra seguido de coceira e leve ardência. Fiz 1 dose de 1g de azitromicina e os sintomas foram desaparecendo. Com 5 dias fiz outra dose de 1g. Hoje estou no 6 dia e não sinto mais coceira, mas noto um leve corrimento ao espremer a glande pela manhã, branco. O que faço?

  20. pedro henrique disse:

    oii gostaria que me ajudasse,estou com um pequeno caroco no escroto e grave??alguem pode me informar?

  21. pedro henrique disse:

    oii gostaria que me ajudasse eu estou com um pequeno caroco no escroto,nao sinto dor mais me preocupei o que pode ser???

  22. giselle fernandes disse:

    Comecei com um corrimento tipo leite coalhado, no outro dia mudou para um corrimento muito liquido amarelado e com odor forte, e agora esta com odor,prurido,coloração amarela e espessura tipo pus,ao me secar, notei pequena sujeirinha de sangue, que só apareceu em duas vezes qdo me sequei e não mais. resolvi tomar fuconazol de 150 mg não resolveu e depois de 5 dias tomei mais l50 mg, não resolveu e hj depois de 2 dias tomei secnidazol 1000mg, que diagnostico daria para meu caso? e o secnidazol me fará mal? Muito obrigada.

    • Saude Sublime disse:

      Olá Giselle.
      Auto medicação pode resultar em resistência do organismo ao tratamento quando não aplicado da forma correta, sem contar que
      o medicamento usado pode não ser o correto para o problema em questão, por isso, não use sem indicação médica.
      Seu problema pode ser uma provável infecção e procurar um médico para o diagnóstico e tratamento é o melhor caminho.
      Boa sorte.

  23. roberto disse:

    Oi, estou com meu pênis saindo um corrimento amarelado com cheiro de pus as vezes, tem horas que não tem cheiro de nada e a ponta da cabeça do meu pênis esta vermelhinha, só ao pontinha, o que pode ser?

  24. Eweron disse:

    Quanto tempo pode levar para ficar estéril pois eu tenho esse corrimento.?

  25. Aline disse:

    Olá. . estou gravida de 15 semanas, nos meus exames deu que tinha uma infecção urinária. Fiz o tratamento corretamente e tinha informafo ao meu medico o aparecimento de um corrimento de coloração esverdeado porém sem cheiro, ele me falou que poderia ser por conta de infecção urinária. O tratamento acabou na ultima sexta feira e o corrimento ainda continua do mesmo modo so que agora notei o cheiro parecido com o de pus as vezes tem coceira o que pode ser??

  26. Anonimo disse:

    Oi, estou com meu pênis saindo um corrimento amarelado com cheiro de pus as vezes, tem horas que não tem cheiro de nada e a ponta da cabeça do meu pênis esta vermelhinha, só ao pontinha, o que pode ser?

  27. vanessa disse:

    Oi tudo bom. Estou com um problema faz tempo que eu tou com isso ja usei várias pomadas e nada de melhora agora num dói não só dói quando tou fazendo relação as vezes chega a sangra e saiu um pus meio esverdeado e coca também só as vezes tou com medo o que pode ser mim ajuda quando faço relação os labios da minha vagina fica inchado e ardendo ?

  28. Souza disse:

    Olá bom dia.
    Eu tivir uma relação sexual à dois meses e durante o ato senti um odor muito forte tipo peixe podre vindo da parceira, e infelizmente a porra da camisinha arrebentou e agora estou sentindo no meus pênis o mesmo odor não muito forte quanto dela,o que eu faço ??

    • Saude Sublime disse:

      Oi Souza.
      Problemas assim você não deve exitar em consultar seu médico.
      Nada de auto medicação.

  29. Natália R disse:

    Oi só queria saber se essa doença pode causar um câncer no útero por que eu meu parceiro estar corrimento amarelo e com mal cheiro o que posso fazer pra isso não continuar mais o dele é bem pior do que o meu o dele ta saindo tipo u pus bem amarelo mal cheiro forte isso oi transmitido por causa que tivemos relação sexual sem preservativo me explica se vou pedir exame pre conter esse problema só que ele não sentir dor mais fica vermelho me dar uma dica estou esperando sua resposta…

    • Saude Sublime disse:

      Muito simples resolver isso Natália.
      Deve procurar um médico imediatamente. Ambos.

    • Saude Sublime disse:

      Sua opção é consultar seu médico. Só ele pode dar um diagnóstico para seu problema.
      Vá consultar-se o mais breve que possa.

  30. Henrique Alves disse:

    Dr. A qse 3 senanas apareceu na cabeca do meu penis uma ferida e na pele que o cobre outras duas feridas.Aparentimente com pus no fundo, tonei 4 medicamebtos em 12 hrs e to usand ate hj nebacetim pra sarar.. Duas feridas ja cuuraram mas a 3 esta tipo com pus imbutido e se eu apertar doi pouco. O q devo fazer??

    • Saude Sublime disse:

      Olá Henrique.
      A medicação que usou foi indicada por um médico?
      Se foi, volte a esse médico que fez a indicação. Se não foi, procure um o mais rápido que possa.
      Leia esse texto aqui e veja se é parecido com seu problema.
      Abraço.

  31. anônimo disse:

    Boa noite. Estou aflita com algum problemas que estou tendo ultimamente. Sinto um coceira vacinal, seguida por dores e um corrimento com um cheiro muito forte, parece pus. Não sei o que fazer, pode me dizer se seria a doença coloca no artigo. Desde já agradeço.

  32. Francisca Nunes disse:

    Estou c um curtimento, tipo uma agua amarelada. I fortes dores no pênis, oq ppossa ser , i urino em cerca d 10 em 10. I meu pênis , sempre c dores

  33. rosiane costa disse:

    Eu estou com dor pe da barriga como se eu tivesse gravida e o bebe estiversse brincando com minha bechiga, o corrimento e verde e cheio de puz e as vezes asedo ta descendo muito parece ate que estou menstruada oque faço?

    • Saude Sublime disse:

      Um médico Roseane. Deve consultar um médico.
      É vendo que ele poderá dar o diagnóstico, é vendo que poderá solicitar exames para complementar o diagnóstico e fazer as indicações adequadas para seu quadro.
      Boa sorte.
      Renato.

  34. amanda disse:

    Olá, dr boa noite, a algum tempo venho tendo secreção vaginal, tipo pus, já usei 4 tipos de pomadas diferentes flagyl, nistatina, metronidazol, e outra que não me recordo no momento, em que a ginecologista disse haver antibiótico. Mas após alguns dias a secreção volta. Qual seria o diagnóstico? E me indicaria alguma outra pomada? Obg pela atenção

  35. Erivelto disse:

    Faz uma semana que estou com um incomodo no canal do penis quando vou urinar, e agora estou sentindo um cheirinho estranho e nao sei o que e por favor me ajudem.

  36. Franciele disse:

    Olá faz 3 meses que estou tratando da tricomoníase e candiase com Ginecologista fiz enxame não tive mais relação sexual tomei remédios certinho e usei pomadas que deram um pouco de alergia e nada de curar tô desesperada o que faço tenho que fazer tratamento de novo

    • Saude Sublime disse:

      Procure o médico que tratou você, ele saberá qual a melhor medicação usar para esse novo tratamento.

  37. brunna disse:

    Eu a um ano atraz sentiii muita dor na vargina ,,,em seguida viii que tinha umas feridinhas por dentro e por fora ,,,e agora voltou a sai um puz escuro com odor nuito forte ,,,oque sera?

    • Saude Sublime disse:

      Oi Brunna.
      Deve consultar um médico logo.
      Problemas que aparecem e desaparecem precisam de atenção especializada.

  38. Letícia disse:

    Dr. venho a três dias com corrimento espesso esverdeado, estou ciente que possa ser uma inflamação… Estou perto do meu ciclo mestrual, hoje, estava rosado… Espero a menstruação mais uns dias ou vou ao médico mesmo assim?

    • Saude Sublime disse:

      Oi Letícia, tudo bem?
      Sempre que notar algo diferente desse tipo, não exite, vá logo ao médico.
      Coloque sua saúde em primeiro plano.
      Abraço.

  39. Fabi disse:

    Boa noite Dr.
    Gostaria de saber se o líquido que está saindo do pênis do meu namorado com um odor de pus, tem alguma coisa haver com a fimose dele. Sendo que ao apertar a cabeça do pênis, ele sente muita dor.

    • Saude Sublime disse:

      Olá Fabi.
      Pode ser fimose ferida sim e se está saindo pus e sentindo dores, o ideal é procurar um médico
      para ter um diagnóstico correto. Nada de esperar, pode agravar o quadro.
      Abraço.

  40. Rafa disse:

    Boa noite, apareceu um inchaço em um lado dos pequenos labios que ardia muito ao urinar. Depois duas feridas amarelas uma de cada lado.
    Tomei Itraconazol (3 comprimidos) e passei Fentizol.Fui ao medico mas ele nao quis me examinar porque disse que eu estava sob efeito de remedio/polabioe seria ruim para identificar. Passou Flogorosa e estou usando. Agora apareceu corrimento amarelo com traços de sangue. Eu acabei tomando Fluoconazol mas as minhas partes intimas ficaram avermelhadas e ardendo. Esta aps poucos melhorando mas ainda arde. Agora to aplicando nistatina. Nao sei mais oq faço. Acho q vou na emergencia.

  41. Lima disse:

    Olá.. .
    Quase não tenho relação sexual com ninguém…. reencontrei um parceiro q a muito tempo não o via. Saí com ele porém a camisinha estourou logo depois comecei a ter coceira na vulva… ardência e corrimento esverdeado porém sem odor… qual pomada vc me indicaria??? Me ajudem!!!

  42. Marcelo disse:

    Sinto fortes dores na hora de urinar e evito urinar pra poder não passar por isso, também estou com 2 caroços no penis ma região em da cabeça e no parte de fora mesmo ? Gostaria de me informar sobre essa doença e se a algum tratamento ou alguma cura ?

    • Saude Sublime disse:

      Olá Marcelo.
      Sintomas como esses quando sentimos, não hesitamos em procurar um médico.
      Se ainda não procurou, faça isso logo.
      Abraço.

  43. Ketelly santos disse:

    Eu estou com a vagina ardendo e ainda tô com odor mais n está tão forte asskm,e ainda vem umas coisas parecida com pus,nao sei mais o que fazer,isso tem solução?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.