Scroll Top

Vírus Ebola: Chegará Ao Brasil Durante A Copa?

Os brasileiros estão se preocupando mais com sua saúde e na Copa essa preocupação aumenta. O vírus ebola é uma das maiores preocupações, será que ele chegará ao país? Saiba aqui a resposta.

Atualmente o vírus ebola é o mais perigoso para a humanidade e voltou recentemente com um surto em Guiné, causando a morte de mais de 84 pessoas e na Libéria, 7 pessoas. Sem contar nos casos suspeitos de Mali e todos os países da África Ocidental. Segundo a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), trata-se de uma epidemia sem precedentes.

Para Mariano Lugli, coordenador da MSF em Conacri, capital da Guiné, estamos enfrentado uma epidemia com magnitude jamais vista antes, em relação à distribuição dos casos no país.

Vírus ebola: chegará ao país durante a Copa?

Vírus ebola: como surgiu

Foi identificado pela primeira vez na República Democrática do Congo, antigo Zaire, em 1976. Seu nome surgiu porque o primeiro caso aconteceu perto do rio Ebola e desde então vem causando mortes por onde passa.

Somente na África foram cerca de 1.500 mortes, sendo considerado uma ameaça global para a saúde, podendo ser considerado também um agente de guerra biológica.

Fora do continente africano ainda não foram registrados casos em humanos, porém, com a chegada da Copa do Mundo os brasileiros estão enfrentando o medo desse vírus imigrar para o país.

Para Celso Granato, infectologista e direto clínico do Fleury Medicina e Saúde, as chances desse vírus chegar ao Brasil são remotas, mas isso não significa que sejam impossíveis.

Não tem como saber se uma pessoa que chega da África, tanto morador como o turista que visitou algum país do continente, está com o vírus incubado.

Os sintomas do ebola podem se parecer com o da dengue, malária e leptospirose, porém em sua fase inicial o vírus ebola é muito mais agressivo, tanto que chega a ser 90% o número de mortes nos casos da infecção. As chances de contágio desse vírus é alta, tanto que a equipe médica acaba se infectando por não saber qual é a doença.

José Ribamar Branco, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo, São Paulo, concorda com ele dizendo que é bem improvável que o vírus ebola chegue no Brasil, pois esses surtos acontecem em locais bem pobres, devido à falta de higiene.

Sintomas do vírus ebola

Os principais sintomas desse vírus são febre alta, dores musculares e de cabeça, conjuntivite e debilidade. Em sua fase mais avançada ele provoca diarreia, vômitos e hemorragias, podendo ficar incubado por duas semanas.

Sua transmissão é feita por vias respiratórias ou através de contato com fluidos corporais de pessoas infectadas.

Na maior parte das doenças que se conhece, o vírus se adapta ao organismo, levando a um quadro de síndrome febril hemorrágica.

O vírus ebola é uma doença bem agressiva e muito transmissível. O médico ainda conta que assim que esse vírus surgiu, os pesquisadores não sabiam quem eram os hospedeiros e nem conseguia descobrir.

Há apenas cinco anos que se chegou a conclusão de que o hospedeiro era o morcego do tipo frugívoro, os que se alimentam de frutas, apenas.

O vírus chegou aos humanos porque na África se tem o habito de comer morcegos e gorilas, e foi assim que o vírus se alastrou pela região.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.