Condiloma Acuminado – Agente Causador, Sintomas e Tratamento
Condiloma Acuminado – Agente Causador, Sintomas e Tratamento
O condiloma acuminado é um nome bonitinho para a doença sexual transmissível conhecida como HPV, derivada do papiloma vírus humano.
Também é conhecido como crista de galo, figueira ou cavalo de crista – as pessoas são realmente muito criativas. Algumas pessoas também a chamam de verruga genital, e é a mais comum entre as infecções transmitidas através do sexo.
Pelo menos metade das pessoas sexualmente ativas ainda serão infectadas pelo vírus, tudo isso porque a consciência de usar preservativos em toda e qualquer relação sexual ainda não atingiu a maioria das pessoas.
Agente Causador do Condiloma Acuminado
Sabe-se de mais de uma centena de tipos diferentes de HPV. A partir do momento que a doença vem de um vírus, e os vírus sofrem mutações constantes, a doença vai mudando conforme evolui e tem contato com pessoas diferentes, com anticorpos diferentes.
Alguns desses tipos são capazes até de provocar câncer, principalmente no ânus e no colo do útero. Não há necessidade de se desesperar se você for infectado, porém: são poucos os que chegam a causar o câncer. Nem por isso a proteção passa a ser dispensável. Proteja-se sempre.
Infelizmente, as mulheres são mais prováveis de ser infectadas do que os homens, mas as alterações precoces no colo do útero podem ser detectadas nos exames ginecológicos de rotina, e por isso a comunidade médica insiste na importância da prevenção.
HPV : Vírus do Papiloma Humano
Verrugas Genitais – HPV
O vírus faz com que apareçam verrugas na área genital, principalmente nos tecidos úmidos, que são as mucosas. Elas podem surgir em um tamanho bem pequeno, como carocinhos rosados e moles, ou aparentando uma couve-flor. Existem casos em que as verrugas são tão pequeninas que não aparecem a olho nu.
Lembrando que alguns tipos de HPV podem evoluir para o câncer, e que o câncer pode provocar metástase e atingir outros órgãos.
Não brinque com o HPV, porque pode ser uma doença passageira, mas também pode ser sério. Então, se notar algum dos sintomas seguintes, não hesite em procurar um médico imediatamente.
Sintomas do Condiloma Acuminado
O sintoma principal do Condiloma Acuminado é, claro, o aparecimento das verruguinhas.
Nos homens, os lugares mais comuns são a glande (cabeça do pênis), no saco escrotal e na região do ânus.
Nas mulheres, como a vagina é composta quase que inteiramente de tecidos úmidos, as verruguinhas podem aparecer em toda a sua extensão. Também podem surgir na região do ânus e no colo do útero.
Como são mucosas, a boca e a garganta também podem sofrer lesões, mesmo sendo um tanto quanto incomum.
Pessoas de ambos os sexos podem apresentar a doença sem desenvolver as verruguinhas.
O HPV vai se manifestar de um a seis meses depois da infecção, e o tempo varia de acordo com a saúde imunológica da pessoa.
Outros sintomas são pequenos inchaços nos genitais, coceira ou desconforto, sangramento durante o sexo e várias verrugas amontoadas, apresentando aquele aspecto de couve-flor.
É possível que elas não sejam visíveis a olho nu, mas também podem se formar todas no mesmo lugar, num aglomerado.
Câncer de Pênis
Fatores de Risco do HPV
Sabemos que existem comportamentos que podem proporcionar uma infecção, e estes são considerados fatores de risco.
No que se refere ao Condiloma Acuminado ou HPV, começar a se relacionar sexualmente muito cedo, transar com pessoas desconhecidas sem proteção, adquirir uma outra infecção sexualmente transmissível e ter relações com múltiplos parceiros ou parceiras sem proteção, tudo isso é fator de risco.
É possível adquirir o HPV através de roupas íntimas, como biquínis e maiôs emprestados, além de usar banheiros públicos. Apesar de ser uma possibilidade mais remota, não custa evitar emprestar e pegar emprestado roupas íntimas e ter contato com banheiros públicos.
Tratamento do HPV
Antes de mais nada, os médicos vão orientar aos pacientes, caso eles tenham um parceiro fixo, para que estes façam exames e sejam acompanhados também.
A transmissão é rápida e nem sempre o uso de preservativos vai evitar que ela ocorra. Dito isso, cada caso precisará ser avaliado com cuidado antes de encaminhar você ao melhor tratamento.
Uma alternativa de tratamento para o Condiloma Acuminado é a aplicação de ácido tricloroacético diretamente sobre as verruguinhas. Essa técnica precisa ser feita e refeita durante vários meses e é comum queimar a pele.
Infelizmente, por se tratar de um vírus, as verrugas voltam a aparecer e o tratamento precisa ser feito novamente.
No caso de as verrugas não estarem incomodando, é possível que o tratamento seja dispensável, mas se os sintomas envolverem coceira, ardor e dor, e no caso de elas serem visíveis e estarem causando problemas emocionais e de autoestima, o médico pode prescrever medicamentos e até cirurgia.
Como já disse anteriormente, é possível que as lesões apareçam novamente.
Os medicamentos usados são cremes dermatológicos, alguns deles derivados de seivas de plantas, que serão administrados apenas no hospital, pelo médico.
O ácido tricloroacético e possivelmente algum medicamento para a dor, caso ela esteja muito forte.
Uma recomendação: não tente resolver o problema sozinho, com remédios sem receita e aqueles removedores de verruga. Tais medicamentos não foram feitos para serem usados em regiões úmidas como a mucosa. Em vez de ajudar, é possível que eles acabem atrapalhando.
A cirurgia só será uma opção se as verrugas forem grandes, se elas não responderem aos medicamentos e no caso de uma mulher grávida – o bebê não pode entrar em contato com as verrugas para não ser infectado.
Entre os tipos de cirurgia que existem, estão a crioterapia, o eletrocautério e tratamentos a laser.
Prevenção do HPV
Para prevenir o HPV, nada melhor do que usar o preservativo em qualquer relação que tiver, principalmente se o histórico sexual do parceiro ou parceira não for conhecido. Ainda assim, não é 100% garantido que você não vá contrair a doença.
Atualmente, existe a vacina contra o HPV, que é mais eficaz em pessoas que ainda não são sexualmente ativas. Por isso a vacina precisa ser administrada em meninas de 9 a 13 anos.
Além disso tudo, os exames ginecológicos de rotina também são eficazes na prevenção.
Você acha que poderia ser acrescentado mais alguma informação a esta postagem? Dê sua opinião abaixo.
Glanuloma inguinal – Definição, diagnóstico e tratamento
Estou com caroço na vagina.Que pode ser?
Vulvovaginite – Definição, sintomas, diagnóstico e tratamento