Doenças sexualmente transmissíveis-DST

 

www.saudesublime.com/doenças-sexualmente-transmissíveis-dst/

Doenças sexualmente transmissíveis-DST são infecções nos órgãos sexuais femininos ou masculinos causadas comumente pelo sexo. Também conhecidas como Doenças Venéreas, são transmitidas, embora não exclusivamente, pelo ato sexual quando feito sem prevenção, isto é, sem o uso da camisinha.

A DST mais divulgada nos dias atuais é a aids, o terrível vírus HIV. Num passado recente, a incidência era grande de gonorreia, sífilis (cancro duro), a cândida. Mais recente ainda, começaram a ter destaque o HPV, herpes genital, a hepatite b e a aids ou HIV.

Os vírus e as bactérias estão por trás das doenças sexualmente transmissíveis-DST. Os principais alvos são pessoas que não fazem o uso de preservativos, como a camisinha, no caso dos homens e os preservativos femininos, no caso das mulheres. O sexo oral e anal também transmitem as DSTs e diversas outras doenças.

As doenças sexualmente transmissíveis-DST são também transmitidas através do compartilhamento de seringas contaminadas, passadas de pessoa para pessoa, como no caso do uso de drogas. O contágio também pode ser feito de mãe para filho durante o parto, e também através do uso contaminado de sangue durante uma transfusão.

As DSTs sempre são alvo de grupos e religiosos com a finalidade de alertar a população para uma vida mais regrada sexualmente, a fim de se evitar este tipo de doença. Porém o sexo é algo escapa ao controle humano por atiçar o instinto animal que cada um tem dentro de si.

Nos dias atuais, é possível tratar e ficar completamente curado da maioria das DSTs, como a Gonorréia, a Sífilis, a Cândida e outras tratáveis. Porém, outras mais resistentes como o vírus HPV e o vírus da AIDS e a Hepatite B, são incuráveis. O vírus HIV (AIDS) além de incurável, é fatal, o vírus da Hepatite B é silencioso e seus sintomas aparecem muitos anos depois de contraído, quando a doença já evoluiu para condições preocupantes como a cirrose hepática e/ou o câncer hepático.

Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST mais conhecidas:

Cancro Duro (Sífilis)

Cancro Mole

Candidíase

Herpes Simples Genital

Gonorréia

Condiloma acuminado/HPV

Linfogranuloma Venéreo

Granuloma Inguinal

Hepatite B

AIDS

Infecção por clamídia

Sintomas das DST

As Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST possuem alguns sintomas. Tenha atenção se você sente o seguinte:

Aumento da frequência de vezes em que tem vontade de urinar

Urina escura

Sensação de queimação quando urina

Corrimento anormal vaginal ou do pênis

Coceira e vermelhidão na área genital

Saliências ou bolhas na área genital

O tratamento da maioria das  doenças sexualmente transmissíveis-DST são feitos com remédios à base de antibióticos que curam o problema definitivamente quando com acompanhamento de um médico, a gonorreia, sífilis, cândida por exemplo. Outros tratamentos são feitos por métodos paliativos para dar mais qualidade de vida ao doente e melhora dos sintomas, como no caso da AIDS, Hepatite B, HPV, onde são usados uma mistura de remédios mais fortes, como os coquetéis para a aids e antivirais para as outras como o HPV e Hepatite B.

Como evitar:

O melhor remédio para as Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST ainda é a prevenção. Isto se dá com o uso de preservativos, que bloqueiam vírus e bactérias. Evitar o compartilhamento de seringas e agulhas com outras pessoas. Ter uma vida sexualmente saudável.

E você, conhece mais métodos preventivos das Doenças Sexualmente Transmissíveis? Dê o seu comentário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *