Hipertensão arterial e o curry como auxiliar no combate

 

Um estudo realizado com roedores mostrou que o curry pode ajudar no combate à hipertensão arterial

De acordo com um estudo realizado por cientistas indianos, ficou provado que uma mistura de temperos, mais conhecida como curry, reduziu a pressão arterial de cobaias, ou seja, ratos de laboratório. Isso despertou uma expectativa de que podemos encontrar medicamentos naturais e bem mais em conta para tratar tal doença crônica.

Foi testado em roedores o curry, que é um tempero em que há a mistura de pimenta, cardamomo, gengibre e cominho, comuns na cozinha indiana, junto com algumas pétalas de lótus branca, entre outros ingredientes, chegando a um bom resultado, de acordo com S.Thanikachalam, que é especialista em cardiologia e que chefiou essa pesquisa.

Thanikachalam afirma ainda que mudanças positivas foram notadas em ratos que estavam com pressão arterial muito alta, alteração essa que foi induzida para a realização dessas experiências. Essa droga foi tão eficaz que reduziu a pressão arterial, diminuindo o estresse oxidativo nos ratos testados, afirmou ainda Thanikachalam.

Somente na Índia, um para cada quatro pessoas sofrem com a doença de hipertensão arterial (de acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS), então os indianos são geneticamente predispostos à hipertensão.

Mas o que é Hipertensão Arterial

É também conhecida como pressão alta e é uma doença que atinge pessoas do mundo todo, caracterizando-se pelo aumento da pressão que o sangue realiza contra os vasos sanguíneos quando bombeado para os órgãos através do coração.

Usando o curry

Essa especiaria é de origem indiana e é composta por muitos nutrientes que variam conforme a região onde o produziram. Entre os ingredientes mais comuns, estão: gengibre, canela em rama, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, cominho, erva doce, cardamomo, cravo, coentro em grãos e cúrcuma. Para o seu preparo, esses temperos são torrados e então moídos para ser usados nas proporções desejadas.

Para a pigmentação do curry é usada uma coloração amarela, a curcumina, que é um importante oxidante para o organismo das pessoas, pois protege as células de danos que podem ser causados por radicais livres. Assim, o envelhecimento celular é mais prevenido, o que dá mais proteção contra doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes e câncer, além de doenças neuro-degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

A curcumina ainda possui efeitos anti-inflamatórios, antivirais e antibacterianos e para usa-la é muito fácil, basta acrescentar uma colher de chá de cúrcuma diariamente. Isso já dará muitos benefícios à saúde e de forma rápida, econômica e simples.

Para a culinária você poderá dar mais sabor aos peixes, carnes vermelhas, molhos, aves, moluscos, sopas de peixes, cozidos e assados no geral.

Conheça algumas receitas:

– Como substituto do sal

Para temperos de mariscos, arroz e carnes.

– Preparando aperitivos

No forno, leve amendoim, damascos secos, uvas-passas embebidas em cerveja, castanhas-do-Brasil e caju e avelãs. Adicione o curry e sirva.

– Frutas

Corte as peras ao meio e retire a polpa. Prepare um recheio de nozes, gorgonzola e curry. Grelhe por alguns minutos e saboreie.

– Acrescente o curry ao chocolate quente!

– Misture o curry com a maionese.

– Batatas ao forno

Tempere as batatas usando o tempero curry e leve para assar. Elas ficarão com uma coloração perfeita e um sabor bem apurado.

Com formas simples você consegue controlar a sua hipertensão arterial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *